domingo, 20 de maio de 2012

Marketing & Fundraising

Existe uma certa aversão à palavra Marketing no geral (tal como a fundraising), aversão esta completamente injustificada. Muitas vezes porque as pessoas associam Marketing a técnicas de venda que levam o consumidor a adquirir produtos aos quais mais tarde se arrepende. Tenho uma notícia para essas pessoas: Isso não é Marketing!

Chamem-lhe o que quiserem, mas por favor, numa época que tantos marketers estão empenhados com a responsabilidade social e com as boas práticas, é um ultraje usar a palavra no sentido prejorativo.

Essa mesma aversão a palavra leva a que muitos fundraisers fujam da palavra a 7 pés, mas a origem do fundraising é sem dúvida o Marketing... O Marketing de relacionamento!


“O Conceito de Marketing deve abranger também as instituições não lucrativas” (Kotler: 1969)

Saliento que o fundraising tem um lugar próprio, uma identidade e um espaço só seu. Se hoje em dia se fala em vender experiências, captar emoções, marketing customizado, personalizado etc., o fundraising, já o faz desde a sua génese.

Quando me dizem que faço marketing para organizações sem fins lucrativos saliento a palavra fundraising porque sinto que vamos mais além em termos de engagment de objecto final, com códigos de conduta da profissão espelhados por todo o Mundo e na defesa de todos os stackholders desde o doador até os beneficiarios, passando pela equipa da instituição e toda a sociedade em geral.

E porque uma O.S.F.L é uma marca em tudo diferente de uma marca comercial, penso que o fundraising e o marketing caminham juntos e aprendemos uns com os outros e é com orgulho que que não nego a origem do fundraising... Sendo que estes dois conceitos se complementam na perfeição!



Bruno Augusto

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