sábado, 19 de maio de 2012

Fundraising

Fundraising, captação de fundos, angariação de dinheiro, captação de recursos...
De todas estas e muito mais definições a que me apraz mais é sem duvida captação de recursos, isto porque fundraising no meu entender é muito mais que angariar fundos monetários mas também poderá ser angariar um recurso em falta na organização, por exemplo, a nível do terceiro sector, angariar uma carrinha nova, uma cozinha, etc.  Em outros campos conseguir um financiamento ou recursos para uma start-up  a doação de uma peça artística para uma galeria de arte ou museu, conseguir sponsor´s para um projecto, para uma Universidade ou financiamento e recursos para pesquisa cientifica.

O fundraising não é exclusivo para o Terceiro Sector, mas é nesta área que ele faz mais a diferença. Apesar de não trabalhar exclusivamente para o terceiro sector é sem duvida o sector  que mais me traz realização pessoal, pela forma rápida que vemos o impacto das nossas acções aplicados a quem mais precisa. A abrangência do termo, essa sim é maior no Terceiro Sector.

O fundraising é estabelecer e fortalecer uma relação entre o dador e uma Causa

Mas afinal o que é isso de fundraising? Numa amostra de 50 pessoas recebi respostas como "é a arte de pedir dinheiro", "é a maneira de as instituições se financiarem", "é marketing e comunicação para organizações sem fins lucrativos". Nenhuma delas está de todo errada, talvez não estejam é completas, quanto á primeira acrescentaria apenas a palavra "como". Sendo que estas respostas foram as únicas que tinham uma ligeira  noção do que é a actividade.

O fundraising é estabelecer e fortalecer uma relação entre o dador e uma causa, é destacar a nossa instituição no meio de 30 000 Organizações Sem Fins Lucrativos (que existem em Portugal) e trabalhar para a sustentabilidade e a maior independência possível de organismos exteriores, é por a nossa Instituição no coração e mente nos  doadores de hoje mas também nos de amanhã. É saber comunicar e criar emoções e laços fortes entre pessoas e causas. Esta é a minha definição sintam-se livres de discordar ou de acrescentar.

Ser fundraiser é saber criar impacto, aber delinear uma estratégia, tingir objectivos, aber comunicar, mobilizar pessoas e empresas, angariar dinheiro e recursos mas acima de tudo saber agradecer e fazer acountability para que as pessoas percebam a importância do seu gesto.

                            
                              Fundraising é sempre de pessoas para pessoas

Não nos podemos esquecer que o fundraising é sempre de pessoas para pessoas e até mesmo os donativos de uma empresa tiveram um ou mais decisores para que tal acontecesse.

O fundraiser não faz milagres nem magia e é um caminho duro e longo onde é preciso muita PAIXÃO, resiliência e estudo constante do que de melhor se faz no mundo, assim como uma grande dose de criatividade e alegria muita alegria, afinal o fundraising é divertido, como sugere o próprio blog :)

Bruno Augusto

Sem comentários:

Enviar um comentário